Década de 2000

 

Década de 2000: Entrada num Novo Milénio

 

 A década 2000 foi marcada por vários acontecimentos a todos a níveis, nos quais podemos destacar, conflitos militares. Na política internacional, esta década é marcada por conflitos militares entre os Estados Unidos da América e o Oriente Médio, a chamada Guerra ao Terrorismo, representados pela Guerra do Afeganistão e Guerra do Iraque e pelo apoio dos Estados Unidos a Israel na Segunda Guerra do Líbano e no conflito israelo-palestino. Os conflitos entre os Estados Unidos e o Oriente Médio foram desencadeados pelos atentados terroristas às Torres Gémeas em Nova York (em 11 de Setembro de 2001). A parir destas, iniciam-se as invasões americanas nos países do Oriente Médio e chegam ao fim as ditaduras de Saddam Hussein no Iraque e dos Talibans no Afeganistão. Os países da União Europeia passam, em sua maioria, a adoptar o euro como moeda comum entre os países membros do bloco e para as transacções financeiras internas, substituindo as moedas nacionais, sendo algumas excepções o Reino Unido, a  Suécia e a Dinamarca, que permaneceram com suas moedas nacionais

Na economia, após os anos 1990 terem sido marcados pelas privatizações e redução do papel do estado, na década 2000 tem início o enfraquecimento do neoliberalismo o grande tema em discussão. A economia mundial passa por um dos maiores períodos de prosperidade e estabilidade da história, até o final do ano de 2007, quando é desencadeada a Crise do crédito hipotecário de alto risco, que coloca em risco a economia de vários países, principalmente dos desenvolvidos.

A década marca ainda o fim do pontificado de João Paulo II, o terceiro mais longo da História, com sua morte em 2 de abril de 2005. O conclave elege em seu lugar em 19 de abril o alemão Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que toma o nome de Bento XVI, tornando-se o 266º Papa.

Nesta década, a Internet consolida-se como veículo de comunicação em massa e armazenagem de informações, principalmente após a fase da World Wide Web e a Globalização da informação atinge um nível sem precedentes históricos. A diminuição dos preços de acesso e as conexões de banda larga, que substituíram as conexões discadas da década anterior, permitiram que as pessoas passassem mais tempo na Internet e possibilitaram não só o acesso a informações, mas também a transferência de vídeo, áudio e softwares.

No que diz respeito à moda, esta é muito diversificada sendo as opções de escolha variadas, e cada um anda como quer, criando assim a sua própria moda. Ao nível da educação, verificou-se o aumento da escolaridade obrigatória até ao 12ºano, o processo de Bolonha, o centro de novas oportunidades, entre outros.